DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS DA UD1

Conceitos de ensino e aprendizagem

Ensino é um processo de preparação, transmissão, Orientação e mediação de conteúdos (conhecimentos, habilidades, hábitos, convicções, atitudes…) socialmente sistematizados, leccionados e aceites para cada faixa etária.

Aprendizagem é um processo de aquisição, assimilação, fixação e aplicação de conhecimentos e modos de acção física e mental, organizados e orientados no processo de ensino que levam a mudança de comportamento.

Condições para o desenvolvimento de ensino-aprendizagem

Condições internas

oquesomosRelação entre aluno e a matéria em que o aluno apropria-se da matéria com a facilitação do professor;

A relação entre o professor – matéria – aluno ocorre de forma recíproca. Nesta relação o professor tem objectivos, quer que o aluno aprenda a matéria e saiba como aprender (disposição interna, interesses e motivações).

Condições externas

Níveis socioeconómicos, objectivos e normas estabelecidas pela sociedade de acordo com os interesses da sociedade (classe dominante e dos grupos sociais).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s